terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como escolher?

Para completar as postagens sobre as Frutas, esse vídeo é sobre como escolher-las bem e conserva-las!


video


Aproveite para acessar o Portal Nutrição em Foco a sessão Alimentos, e conhecer um pouco mais sobre a Goiaba !




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As Cores!


Dando continuidade a postagem anterior, através das cores das frutas, legumes e vegetais você conhece um pouco mais sobre eles:

Vermelho: "Viva a Vida com Fortes Emoções"

Excelentes para o coração, alimentos de polpa vermelha são ricos em licopeno, pigmento com ação antioxidante, que normalmente aparece associados a Vitamina C. Juntos colaboram na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Laranja: "Passe a viver com mais intensidade"

Frutas e vegetais alaranjados ajudam na produção de energia, mantêm a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Eles contêm vitamina C, antioxidante fundamental para proteção das células, e também são ricos em carotenóides.

Roxo: "Seus momentos vão ficar inesquecíveis"

Alimentos de cor roxa fortalecem a memória, diminuem os riscos de câncer, mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. Isso porque eles contêm minerais, vitamina C e também niacina (vitamina do complexo B).

Verde: "Encare todos os desafios da vida"
Alimentos de cor verde são excelentes para ossos, dentes e para a saúde dos olhos, porque são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento, auxiliam na coagulação, na produção de glóbulos vermelhos e diminuem a fadiga mental.

Branco: "Você merece viver com paz e tranquilidade"

Controlar o colesterol e a saúde do coração são alguns dos benefícios que os alimentos de cor branca trazem. Neles encontramos vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam também na produção de energia e inibem o aparecimento de coágulo na circulação.


Aproveite para aprender receitas para você utilizar frutas, legumes e vegetais.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

As Frutas


As frutas possuem um importante papel na nossa alimentação. Elas são fonte de vitaminas e minerais, nutrientes fundamentais para o equilíbrio do nosso organismo.


As frutas contém fibras solúveis e insolúveis responsáveis pela integridade intestinal. Também contém fitoquímicos, substâncias com função protetora do organismo contra doenças, previne as células do envelhecimento, câncer e normalmente dão cor aos alimentos como o beta-caroteno (alaranjado) e o licopeno (vermelho).


Nas frutas também encontramos enzimas digestivas naturais que ajudam a digerir os alimentos, melhorando o aproveitamento dos nutrientes.


Nenhum outro alimento substitui as frutas.


Portanto, elas devem estar presentes no cardápio diariamente: no mínimo 4 porções ao dia.


Dica: Dê preferências as frutas da época, pois além de serem mais baratas são mais saborosas e nutritivas.


Aproveite e acesse ao Portal Nutrição em Foco e confira a nova sessão Alimentos e as propriedades nutricionais e terapêuticas do Abacate.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Seja Bem-Vindo!!!