segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bulimia Nervosa



O termo bulimia vem de "boulimos", derivado do grego "bous", boi e "limos", fome, ou seja, uma fome muito grande. Séculos antes de Cristo, Hipócrates já empregava o termo "boulismos" para se referir a uma fome doentia e diferente da fisiológica. Os vômitos auto-induzidos são comportamentos encontrados desde a antiguidade. Hipócrates indicava esta prática como prevenção de doenças diversas.

A Bulimia Nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por episódios periódicos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios inadequados, com o objetivo de ganho de peso. A indução de vômitos e o uso laxante e diurético são práticas compensatórias da Bulimia Nervosa do tipo purgativo e a prática de jejuns ou atividades físicas excessivas são características do tipo não purgativo. A percepção da forma e do peso corporal é bastante alterada e característica essencial da Bulimia Nervosa.

Diferentemente da AN, o paciente com BN não tem o desejo incessante de emagrecer, mas é comum o medo de ganhar peso ou o desejo de perder alguns quilos, apesar da maioria apresentar peso normal ou excesso de peso moderado. Alterações no ciclo menstrual podem ocorrer, mas dificilmente a completa suspensão dos ciclos menstruais como ocorre na AN.

Os critérios diagnósticos da BN estão focados nos comportamentos de compulsão alimentar e purgação, mas grande parte do tempo os pacientes estão engajados em dietas extremamente restritivas. Estas restrições podem desencadear a compulsão alimentar subseqüente purgação. Além disso, a culpa por quebrar as regras da severa restrição auto-imposta pode levar ao perigoso comportamento de compulsão/purgação.

Os métodos purgativos mais comuns são: vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos, atividade física excessiva, inibidores de apetite e preparados tireoidianos. Após a prática purgativa o paciente pode sentir um alívio momentâneo, porém é comumente seguido por ansiedade, culpa e vergonha, o que faz o paciente retomar a restrição ou partir para uma restrição ainda mais severa, levando a um padrão cíclico de restrição, compulsão e purgação,

A BN diverge da AN subtipo purgativo pelo peso normal e a ausência do desejo incessante de emagrecer.


Aproveite para acessar ao Portal Nutrição em Foco e conferir as novidades de gastronomia, dietas, eventos e muito mais.

Um comentário:

  1. Muito bem explicado Naiara! Quem lê suas postagens sabe que você estuda, se informa e escreve com muita responsabilidade. Parabéns...

    ResponderExcluir