sábado, 28 de fevereiro de 2009

Equipamentos e Utensílios

Em uma das conversas e fofocas na interagi, falamos sobre panelas, e surgiu a dúvida de que panela é a mais indicada a ser utilizada, então resolvi postar sobre esse assunto, para escolhermos melhor os utensílios da nossa cozinha!!!

"----------" -----------" --------------"-----------"-----------------"---------------"

Parte importante na preparação dos alimentos, são os equipamentos e utensílios utilizados. Eles interferem na qualidade dos alimentos, como os minerais que compõem as panelas, que podem interagir com os alimentos trazendo benefícios ou prejuizos, dependendo da forma que são utilizados e o tipo da preparação usada.
Saiba como escolher a melhor panela para sua cozinha!

Panela de Ferro: Reage com a acidez do alimento como tomate, legumes, feijões, liberando mais ferro para este tipo de alimento. Alguns estudos científicos mostram que o ferro liberado nos alimentos auxilia na prevenção da anemia ferropriva. Porém, alguns fatores interferem na quantidade de ferro liberado: tempo de uso da penela (quanto mais tempo, mais ferro é liberado), tempo de cocção dos alimentos, quantidade de líquido usado no preparo, e temperatura de cocção.

Panela de cerâmica: Elaboradas de forma artesanal, podem liberar chumbo e cádmio(metais tóxicos). As industrializadas são consideradas mais seguras, uma vezes que não liberam matais para os alimentos. Esse tipo de panela é mais frágil que as demais e também exige cuidado na hora do preparo dos alimentos, pois atingem o calor mais rapidamente que os outros materiais.

Panela de aço inoxidável: são constituídas com ligas obitidas pela fusão com o ferro,que permite a migração de níqual para os laimentos, assim como de cromo e de ferro. Dependendo do tempo de uso, reduz a exposição ao metal tóxico. É contra-indicado para frituras e para indivíduos sensíveis a níquel. Evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre (espinafre, couve, brócolis e mostarda) e não devem ser usadas para guardar alimentos prontos.
Precauções: se a panela for nova, ferver água de 3 a 4 vezes antes de usar.

Panela de vidro: Além de ser muito bonitas, são muito seguras e servem para guardar alimentos depois de prontos, porém, têm o preço muito elevado e são muito frágeis. São panelas difíceis de usar, pois possuem uma aderência maior, podendo facilmente queimar e grudar o alimento.

Panelas de pedra sabão: este tipo de panela indicada para preparar cozidos, principalmente as carnes, pois o cozimento é lento. Em contato com o alimento mais ácido, libera alguns minerais como o ferro, cálcio e magnésio.
Precauções: esse tipo de panela precisa ser "curada" antes de usar, pois pode liberar também níquel, que é um metal tóxico.

Panela de Alumínio: cuidado com o uso dessas panelas. A panela de alumínio, bastante difundida no mercado, libera metais tóxicos nos alimentos, principalmente o alumínio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o limite de ingestão diária estimada pode variar de 2 a 36 mg/L, sendo que o níquel aceitavel no sangue é de até 5 mg/L. Quanto mais nova for a panela, mais alumínio libera para o alimento.
Precauçõe: Elimine as panelas de alumínio! Paciente com insuficiência renal não deve usar panelas de alumínio.

ENTÃO QUAL A MELHOR PANELA PARA COZINHAR NO DIA-A-DIA?

Recomenda-se que na cozinha tenha sempre uma boa panela de ferro para cozinhar as leguminosas (todos os tipos de feijões), e as panelas de vidro, cerâmica ou pedra são indicadas para o dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário