domingo, 1 de fevereiro de 2009

Transtornos Alimentares


Bom, essa semana, vendo a postagem da Jú (Juliana Tolêdo) do blog Chocolate com Pimenta: Relatos de uma Nutricionista, fiquei muito chocada com as imagens do vídeo sobre anorexia. Então resolvi pesquisar mais sobre os TRANSTORNOS ALIMENTARES e postar, pois é assunto muito sério e triste, que deve ser bem conhecido por todos nós, futuras e atuais Nutricionistas.

Nesta postagem irei falar sobre ANOREXIA NERVOSA.
O termo anorexia deriva do Grego "an-", deficiência, e "orexis", apetite, falta de apetite. Na Anorexia Nervosa esse termo não deve ser utilizado em seu sentido etimológico, uma vez que a recusa ou controle da ingestão de alimentos têm como objetivo perder peso ou medo de ganha-lo sem, necessariamente, apresentar real perda de apetite.

A Anorexia Nervosa caracteriza-se por uma perda de peso acentuada e intencional em conseqüência de dietas extremamente restritivas, por um medo de intenso de ganho de peso e por uma ausência de ciclos menstruais regulares.


A Anorexia Nervosa geralmente tem início com uma dieta para perda de peso, decorrente de insatisfação com a forma e o peso corporal. No início o paciente retira alimentos doces, massas e gorduras, depois passa a eliminar as carnes vermelhas e brancas. O número de refeições e quantidades de alimentos ingeridos diminui progressivamente, chegando a dias de jejum absoluto.

A AN pode apresentar dois tipos: o restritivo e o purgativo. No subtipo restritivo os pacientes fazem importantes restrições alimentares, mas não apresentam episódios compulsivos de alimentação ou purgação (vômitos, uso de laxantes, de diuréticos e de anfetaminas). O outro subtipo é o purgativo, em que os pacientes apresentam episódios compulsivos de alimentação e métodos compensatórios inadequados.

Durante a evolução da AN, observa-se, com freqüência, períodos de recaídas atenuação temporária dos sintomas ou transição para a Bulimia Nervosa.




Aproveite para acessar ao Portal Nutrição em Foco, e ler o artigo científico "A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica".

2 comentários:

  1. esse assunto é bem delicado..
    e o numero de anoréxicas tem crescido..

    Corpo bonito é estarmos bem com o nosso prórpio corpo.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Choquei com a foto. Tem um livro que chama "Bonito é ser você". Ainda quero lê-lo. Acho que o amor próprio é importantíssimo... Aceitar-se, amar-se...

    ResponderExcluir